Coimbra é pioneira no controle populacional de cães e controle de zoonoses. O serviço de castração completa 13 anos em 2019

Desde 2006, o município de Coimbra iniciou campanhas de castração de cães, e, desde então, consolidou-se como a primeira cidade da região a tornar esse procedimento uma rotina  que já dura 13 anos. Nesse período, foram castrados 3000 animais,  numa média de 231 animais por ano.

O veterinário responsável pelo serviço, Fabrício dos S. Martins, destaca alguns benefícios da castração, tanto para os animais, quanto para a sociedade. A reprodução desenfreada gera o aumento do número de animais abandonados, sujeitos à fome, sede, proliferação de doenças e a maus tratos. Além disso, a castração previne o câncer de mama, de colo do útero, de ovários (nas fêmeas) e, nos machos, o câncer de testículos e de próstata.

O veterinário ressalta a importância da colaboração dos moradores, ao depararem com um cachorro de rua, agendarem a castração e conduzirem o animal. Para isso, basta se dirigir à Emater no horário entre 8h e 17h, portando a carteira de identidade e um comprovante de endereço atualizado.

Ao agir assim, você praticará um ato de amor pelos animais e colaborará com a qualidade de vida dos moradores da sua cidade.