Curso de Licor

Aconteceu no período de 15 a 20 de maio em nosso município duas Capacitações sobre Fabricação de Licor. O evento é uma proposta das

ações planejadas pela EMATER-MG e CRAS/Departamento Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura Municipal de Coimbra que tem como objetivo principal a promoção da geração de renda e ocupação. O desenvolvimento de atividades relacionadas ao processamento de alimentos no município é visto pela EMATER como uma ferramenta fundamental para preparar as pessoas para uma atividade que lhes permita gerar uma renda extra, estimulando também o empreendedorismo, ou seja, possibilidade de inclusão social e de mercado. Além disso, ações como esta, buscam valorizar o uso de frutas da época e de abundância em nosso município e região, bem como o aproveitamento de alimentos em preparações diferentes e saborosas.

Para realização do curso, os organizadores contaram com o apoio do SENAR Minas que repassou aos participantes conhecimentos sobre aspectos tecnológicos, Boas Práticas de Fabricação (BPF), tipos de licores, diferenças no processamento, classificação e aspectos sensoriais relacionados à aceitação deste produto no mercado favorecendo um aperfeiçoamento no eixo de produção alimentícia.

A primeira turma recebeu as orientações na cozinha do Salão Paroquial da Igreja São Sebastião e o segundo grupo se reuniu na Comunidade dos Pereiras, na residência da agricultora familiar Roseli Moreira, na zona rual de Coimbra. Nesta ação foram capacitadas 23 pessoas e cada curso teve uma carga horária de 24 horas nas quais foram preparadores licores de diversos sabores, dentre eles o de maracujá, manga, banana, abacaxi, mexerica, folha de figo e chocolate.

Deixe uma resposta