Limpeza do Córrego

A prefeitura de Coimbra e Secretaria de Obras do município iniciou, no dia 13 de Novembro, a limpeza dos córregos em nossa cidade, nos bairro Jardim Bom Clima, Praça de Esportes, Bairro Estiva, Bairro Periquito e Centro. A previsão de término é até o dia 22 de Dezembro.

Há quem diga que o estado de limpeza de um município reflete o grau de civilização de seus habitantes e a eficiência de seus administradores. Nas duas últimas décadas, o Brasil mudou muito. As cidades tiveram um crescimento acelerado e muitas vezes desordenado e, ao mesmo tempo, as mudanças econômicas e tecnológicas alteraram os hábitos de consumo dos cidadãos, gerando o aumento e a diversificação do volume dos resíduos sólidos e da sua composição qualitativa, implicando ainda, no surgimento de hábitos prejudiciais ao bem-estar social que favorecem a progressiva degradação da qualidade de vida e ambiental devido ao grande descaso em relação aos dejetos produzidos. A poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas e também do ar, são conseqüências oriundas desses hábitos e demandam ações emergenciais e imediatas para a minimização e até solução definitiva desses inconvenientes.

Destacamos que é importante entender as áreas públicas como uma extensão do privado. O espaço público é o bem mais importante de uma cidade, é um local onde as pessoas exercem o direito à cidade, é um cenário de vida urbana, de convívio democrático, onde ocorre a troca de experiências, portanto pedimos a colaboração de todos os coimbrenses para que possamos manter nossos rios e a cidade limpos, evitando problemas como proliferação de ratos, moscas, mau cheiro, contaminação da água e solos além de atrapalhar a estética da nossa cidade.

 

Deixe uma resposta