Ministério da Saúde declarou estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil

O Ministério da Saúde declarou estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em todo o Brasil, quando não é mais possível identificar a origem da contaminação, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

A ação tem a intenção de unificar ações em todos os Estados e tornar mais restritivas as medidas de contenção da covid-19, principalmente com a limitação da circulação de pessoas acima de 60 anos.

De acordo com a portaria, são considerados sintomas do novo coronavírus “tosse seca, dor de garanta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre, desde que seja confirmado por atestado médico”.

Quando há transmissão comunitária, agora em todo o país, a orientação é de isolamento por duas semanas de pessoas com sintomas e das que moram no mesmo espaço de quem apresentou sinais da infecção. Isso implica ficar definitivamente em casa e evitar a todo custo não apenas aglomerações, como a circulação fora de casa.

A Portaria, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, também garante a possibilidade de atestado médico para a família de pessoas com sintomas de gripe, independente da idade.

Se informe sobre a doença e faça a sua parte! Cuide-se e proteja quem você mais ama!

Saiba mais sobre a doença: https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus

Deixe uma resposta