Prefeitura reúne departamentos para a elaboração de estratégias de prevenção ao coronavírus

DATA: 19-03-2020

A Prefeitura de Coimbra, através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu nesta segunda-feira (16/03), todos os departamentos da administração municipal para a elaboração de estratégias de atendimento e prevenção ao coronavírus. Entre as medidas adotadas está a suspensão temporária das aulas na rede municipal e o cancelamento de todas as consultas de rotina.

As equipes de saúde estão focadas neste momento, no atendimento de urgência e emergência e no trabalho de conscientização da população, através de visitas as empresas e pacientes de risco. Também foram suspensas as avaliações e entrega de próteses dentárias por tempo indeterminado, considerando que 99% desse público são idosos. Além disso, os atendimentos como: assistente social, psicólogo, nutricionista, dentistas e consultas de rotina no PSF, também foram interrompidos durante esse período de maior risco. É fundamental neste momento, que todos façam a sua parte em relação a etiqueta respiratória, através da higiene frequente das mãos, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; manter os ambientes bem ventilados; e não compartilhar objetos pessoais como copos e talheres. Além disso, é de extrema importância, manter-se em casa neste período para evitar a contaminação.