Secretaria Municipal de Saúde: grandes vitórias para o município!

DATA: 28-06-2017

Em seis meses de governo, a Secretaria Municipal de Saúde vem alcançando grandes vitórias para o município, entre elas, o fim das filas durante a madrugada para atendimentos médicos, com as consultas sendo agendadas; a volta do Hiperdia, que é um programa de acompanhamento a diabéticos e hipertensos; reativação dos pontos de apoio para levar atendimento médico e odontológico nas principais zonas rurais de Coimbra; o grande sucesso do Programa Visão para o Futuro, parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Light2Life, que atendeu aproximadamente 300 pessoas, com consultas oftalmológicas; a adesão ao Programa Saúde na Escola; a mobilização social contra a dengue, com a realização de uma passeata ocorrida no mês de abril;o treinamento de toda a equipe do PSF, para uma melhoria nos atendimentos residenciais; o Programa de Educação Bucal, que foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação,  que atendeu 200 alunos da rede pública municipal de ensino e finalizando o semestre com a VI Conferência Municipal de Saúde, espaço importante para fazer um diagnóstico da saúde local e levantar as necessidades da população, visando sempre a melhoria de nossos serviços. O Centro de Saúde Célio Franco (esse nome dado em homenagem ao Sr. Célio Franco, farmacêutico, que contribuiu para a avanço e desenvolvimento da saúde no município) oferece aos nossos munícipes, a marcação de exames e consultas nas áreas de odontologia, pediatria, fisioterapia, psicologia, ginecologia e obstetrícia e clínica médica. As demais especialidades como psiquiatria, oftalmologia, otorrino, cardiologia, angiologia, dentre outras, são oferecidas por meio de contratos com o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Viçosa. Vale ressaltar que nosso município mantém um convênio com o SAMU, para assim, prestar atendimentos de urgência e emergência a qualquer morador de nossa cidade, independente de sua localidade. Em relação ao corte do plantão médico, como foi questionado por grande parte da população, há a hipótese da volta, após uma análise financeira e a estabilização econômica atual, porém mesmo sem o plantão, há todo um suporte oferecido pela Secretaria de Saúde aos nossos moradores, assim atendendo cada coimbrense. Além do Posto de Saúde e do PSF, temos também a farmácia popular, que é mantida pelo governo do estado, e que nos últimos meses, algumas entregas de medicamentos ficaram em atraso, porém, a Prefeitura Municipal de Coimbra com recursos próprios, vem se esforçando para atender toda a população, oferecendo aos moradores, medicamentos básicos e além disso,  a elaboração de processos para medicamentos de alto custo, assim atendendo todas as necessidades de nossos moradores. Todo esse trabalho da Secretaria de Saúde é acompanhado por uma assistente social, que analisa todos os casos de cada família, e que necessitam de um parecer social. Em seu quadro de funcionários, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a colaboração profissionais qualificados, entre médicos, motoristas, enfermeiros, atendentes e a equipe do PSF, para assim, poder contribuírem para uma melhoria na saúde de cada morador, de cada família, jovem, idoso ou criança de nossa querida Coimbra. “Espero ter uma secretaria estruturada administrativa e tecnicamente com profissionais capacitados, cada vez mais com um acolhimento humanizado, e que tudo isso se traduza no aumento de recursos financeiros para o município e para a saúde. Esse é meu maior objetivo que espero alcançar para minha terra natal.” Palavras de Aline Ladeira – Secretária Municipal de Saúde.